Prof. Dr. Rony C. Preti explica que a clínica conta com os mais modernos aparelhos. Sendo assim, o paciente tem o conforto de realizar a consulta e todos os exames em um só lugar. Como consequência, o diagnóstico e o tratamento de sua doença são realizados adequadamente, já após a consulta.
1. TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA E ANGIOGRAFIA POR TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA
Você sabe o que é o exame de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e sua importância para o olho?
A Tomografia de Coerência Óptica ou OCT, é um exame não-invasivo que usa a luz para obter uma imagem transversal da retina e, portanto, avaliar as alterações da doença que está acometendo-a.
O OCT permite ver todas as camadas da retina e medir a sua espessura, por isto é útil no diagnóstico de doenças como o glaucoma e retina.
Além disto o aparelho nos fornece a possibilidade de comparar o exame atual com o anterior e assim, avaliar se a doença está respondendo ao tratamento com injeções dentro do olho
Como é feito o exame de tomografia da retina (OCT da retina)?
No início do exame seus olhos podem ou não ser dilatados com colírios. Isto porque, pessoas com pupilas pequenas dificultam a obtenção do exame com qualidade.
Entretanto, hoje em dia com a evolução da tecnologia, o exame pode ser realizado sem pingar colírios em grande número de paciente. Por conseguinte, o paciente não precisa trazer acompanhante consigo.
O nome tomografia pode assustar o paciente pois ele acha que irá entrar dentro de um tubo para o exame. Mas é diferente, de uma maneira geral, o paciente senta em frente de uma aparelho, como na foto acima, e repousa o queixo e a testa até que o exame seja realizado.
A duração do exame é de 5 minutos aproximadamente e não há toque no olho do paciente.
Dentre as doenças em que o exame hoje é fundamental temos:
-
Glaucoma
-
Indicação do tipo de lente intraocular para cirurgia de catarata
-
Retinopatia diabética.
Na detecção e acompanhamento do tratamento do edema macular diabético tanto inflamatório como tracional. O vídeo abaixo mostra o OCT diagnosticando o edema macular diabético.
Forma seca, aonde observamos somente drusas, vídeo abaixo:
Forma úmida, aonde observamos o aparecimento de edema de retina pela presença de vasos anormais (neovascularização de coróide), vídeo abaixo.
O vídeo abaixo mostra como o Buraco de Mácula é diagnósticado pela tomografia de coerência óptica, além do aspecto do fechamento após a cirurgia de vitrectomia posterior.
- Oclusão venosa da retina, vídeo abaixo:
Angiografia com OCT
Nos últimos anos o aparelho que faz o exame de OCT teve uma evolução tecnológica imensa tendo a possibilidade de não só avaliar o tecido, mas também, os vasos sanguíneos. Por isto, é chamado de angiografia por OCT.
Até então, a angiografia da retina só era realizado com a injeção de contraste na veia do paciente. Sendo assim, o paciente pode apresenta efeitos colaterais que vão desde vômito até reação alérgica grave. Em virtude disto, hoje casos em que os vasos da retina ou coroide estão adoecidos, e precisam de avaliação, a angiografia por OCT é ideal dispensando o uso de contraste. Abaixo, tem-se uma figura ilustrativa do exame:
Como é realizado?
Ao contrário do que alguns pacientes pensam que tem que entrar dentro de uma máquina que faz um barulho perturbador, o exame OCT pode ser feito em qualquer clínica com o equipamento e dura cerca de 15 minutos e não leva a risco ao paciente. Os passos do exame são:
- Nem todos os pacientes necessitam de dilatação da pupila com o uso de colírios;
- o paciente é posicionado em frente ao aparelho, olhando para dentro de uma lente;
- não há contato direto com o olho do paciente;
- o aparelho emite um feixe de luz com intensidade próxima ao infravermelho (não causa dano ou desconforto), que capta as imagens em corte das estruturas oculares.
Durante o exame a colaboração do paciente é fundamental não podendo se mexer ou piscar durante a captação das imagens a fim de que elas fiquem excelentes. Outros exames que são realizados
2. RETINOGRAFIA
3. ANGIOGRAFIA DA RETINA COM FLUORESCEINA SÓDICA
4. MICROSCOPIA ESPECULAR DA CÓRNEA
5. MAPEAMENTO DE RETINA
6. CURVA TENSIONAL DIÁRIA
7. GONIOSCOPIA
8. PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA
9. TESTE DE SOBRECARGA HÍDRICA
10. TOPOGRAFIA DA CÓRNEA
11. BIOMETRIA ULTRASSÔNICA E ÓPTICA
12. CERATOMETRIA
13. TESTE DE VISÃO DE CORES
14. AVALIAÇÃO DAS VIAS LACRIMAIS
Outra aplicacao da tomografia de coerencia optica esta relacionada a retinopatia diabetica, que depende de um diagnostico detalhado por causa as alteracoes que faz nos vasos sanguineos.
Olá, tudo bem?
Realmente, a tomografia de coerência óptica trouxe muita contribuição na ajuda do diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética, principalmente, no edema macular diabético. Na página eu coloco um vídeo mostrando a aplicação do OCT no diagnóstico do edema macular diabético.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti