Oclusão da veia da retina ou oclusão venosa da retina
A oclusão da veia da retina apresenta dois tipos, explica o Prof. Dr. Rony C. Preti
- Oclusão de ramo da veia retiniana (ORVR); E
- Oclusão da veia central da retina (OVCR)
Temos que diferenciar estes dois tipos, porque o tratamento é diferente.
Oclusão de Ramo da Veia Retiniana (ORVCR), fig. 1
Como ocorre a doença?
O sangue portador de nutrientes e oxigênios que chega ao olho pelas artérias tem que ser drenado pelas veias. A oclusão de ramo significa que um ramo venoso responsável pela drenagem de determinada região da retina foi ocluído.
Esta oclusão, geralmente ocorre aonde a artéria cruza a veia.
Quando ocorre a oclusão, o sangue que chega na retina pela artéria não tem para onde ser drenado, pois a veia esta obstruída. Sendo assim, este começa a extravasar para dentro do tecido retiniano gerando hemorragia e “inchaço” do tecido retiniano e assim diminuição da visão.
A doença pode afetar tanto indivíduos jovens quanto adultos.
Oclusão da Veia Central da Retina
Oclusão da veia central da retina (OVCR), fig. 2, é a oclusão da parte final da veia da retina, localizada no nervo óptico, que drena o sangue da retina. Portanto, o mecanismo de desenvolvimento da oclusão da veia central da retina, é o mesmo explicado acima Existem duas formas de oclusão:
- Isquêmica; e
- Não-isquêmica a depender do grau de obstrução da veia.
A diferenciação entre as duas formas é de extrema importância porque pode apresentar gravidade de evolução diferente, já que a forma isquêmica tem evolução mais grave, porque pode gerar neovascularização e até a predispor o desenvolvimento de glaucoma.
Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento da oclusão da veia da retina?
O desenvolvimento desta doença pode estar associada a presença de fatores como:
- Colesterol elevado;
- Diabetes;
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Cigarro;
- Doença cardíaca;
- Doenças inflamatórias e infecciosas;
- Alteração da coagulação;
- Viscosidade sanguínea; e
- Glaucoma.
Sendo assim, o paciente deve ser encaminhado a médico especialista para investigação de outras doenças.
Quais os sintomas que os pacientes apresentam?
Nos casos leves os pacientes cursam com desconforto visual, embaçamento, visão “torta” e até perda visual grave por sangramento. Neste caso, o sintoma é precedido pela sensação de “teias de aranha” no campo da visao
Quais os exames para o diagnóstico da oclusão da veia da retina?
O diagnóstico consiste no exame de:
- Mapeamento de retina;
- Retinografia;
- Angiografia da retina; e
- Tomografia de coerência óptica (OCT). Principal exame usado para o diagnóstico e acompanhamento do tratamento. Abaixo, o vídeo de oclusão da veia central da retina forma leve com pouco edema.
Qual o tratamento da oclusão da veia da retina?
O tratamento vai depender do tipo de complicação gerada à macula ou se há sangramento dentro do olho e qual a gravidade deste. Dentre os tipos de tratamento disponíveis temos:
-
Laser, para casos reservados;
O objetivo do laser (fotocoagulação) é causar a regressão dos neovasos, a fim de que eles não causem sangramento ou descolamento de retina.
Estas complicações são graves e podem levar a perda de visão irreversível dos pacientes.
-
Medicação injetada dentro do olho como triancinolona e antiangionênicos; e
-
Vitrectomia pars plana.
Embora injeção dentro do olho possa soar doloroso ela é segura de ser realizada, com ótimo resultado, praticamente indolor e bastante tolerada. Atualmente, é o tratamento de escolha para a oclusão da veia da retina. Abaixo o vídeo, uma animação, mostra mais detalhes do procedimento chamado de injeção intraocular
Quantas aplicações necessitarei fazer no olho caso tenha edema na mácula?
Geralmente, o paciente na fase inicial pode ser submetido a 6 aplicações com intervalos de 1 mês entre ela.
Ola Doutor…minha mae sofreu ďsa oclusao da veia central da retina apos retirada de catarata e colocacao de tubo para glaucoma….
O embacamento veio derrepente apos 01 mes da operação…isso faz 01 mes que ela esta com o embacamento e foi direcionada para o tratamento de aplicacao de uma medicacao na retina…pelo SUS dizem que tem fila de espwra mas deram prioridade a ela…
Esse tratamento é caro? Pois as vezws vale a pena passar algumas dificuldades e pagar o tratamento
Olá Edileide, tudo bem?
Sabemos que o glaucoma é uma das doenças que predispõe ao aparecimento de oclusão da veia central da retina. Como sua mãe foi submetida a cirurgia com tubo, significa que o glaucoma dela é bastante grave. O melhor tratamento para a oclusão, são mesmo as aplicações e quanto mais rápido ela for tratada, maior a chance de recuperar a visão.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
estou no aguardo de exames para confirmar o diagnostico de obstrução do veio da retina. Pelo sus é muito demorado, qual o tempo máximo que pode aguardar para iniciar o tratamento para não perder a visão? Ela já está embaçada.
Olá Eduardo, tudo bem!
Excelente esta sua pergunta. Através dos estudos publicados, sabemos que depois que ocorre o oclusão da veia da retina, quanto mais rápido o paciente for tratado com injeções intraoculares de antiangiogênicos, maior será a recuperação da visão.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Muito obrigado dr. Já iniciei o tratamento com injeções intraoculares, serão 3 com periodicidade mensal. Já foi aplicada a primeira e superou minhas expectativas. Senti melhora na visão, já estava começando a sentir dor no olho e agora não sinto nada.
Olá Eduardo, tudo bem?
Fico muito contente que o seu caso de oclusão da veia da retina esteja respondendo bem ao tratamento com injeções. Continue com as injeções intraoculares que a visão vai melhorar ainda mais. Torcendo por você!
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Perfeito a explicação .Te hj glaucoma e venho tratando, estando sob controle,no dia 5 de abril deste ano notei a visão ruim e ontem descobri que do olho direito tive uma trombose .Oclusão veia central da retina no os.A visão está borrada ,isto pode ser revertido? Sugerido injeção e lazee.
Olá Magda, obrigado pelo contato!
Uma vez diagnosticado a oclusão da veia central da retina, ela deve ser tratada com injeções intraoculares o mais rápido possível. Isto porque, a oclusão leva ao edema da retina central fazendo com que o paciente comece a ter a visão embaçada, progressivamente. Se demorar muito o tratamento, a visão não se recuperará tão bem, em comparação com o tratamento precoce. Inicialmente, sugiro 3 aplicações com intervalo de 1 meses entre elas, mas podem ser realizadas até 6. Geralmente, este procedimento de injeção é indolor, então, não se preocupe, pois a anestesia colírio já é suficiente.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá Dr, meu filho tem 1 ano, fez quimioterapia intra arterial devido a um câncer de retina(retinoblastoma),depois da mesma apresentou oclusão da veia central da retina, levando a perda da visão. Tem algum tratamento ou cirurgia que possa reverter esse quadro?
Olá, obrigado pelo contato!
Infelizmente, quando há a oclusão da artéria retiniana, não conseguimos reverter o quadro.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?
Olá, obrigado pelo contato!
Estamos a disposição para esclarecer sua dúvida a respeito de oclusão da veia da retina.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Convivo com essa doença desde 1991, tive a oclusão na veia central da retina no olho direito e acabei perdendo a visão, pois na época não havia tratamento. Em 2014, tive outra no olho esquerdo desde então faço tratamento com injeções, mas minha visão nunca mais foi a mesma.
Olá Ednilson, tudo bem!
Realmente, o tratamento com aplicações só apareceram em 2005. Elas melhoram em muito a visão hoje em dia, entretanto, em alguns casos dependendo da gravidade da oclusão da veia central, algum grau de perda visual, pode permanecer. Por isto, que a sua visão não deve ter voltado ao normal. Mas, continue sempre com o tratamento retornando, no máximo, a cada 3 meses, pois somente as injeções são capazes de proteger a sua visão da piora.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Dr rony tenho uma arteria q bloqueia a visao de 59% do olho. Aconselha um remedio. Existe grato roberto
Olá Antonio, obrigado pelo contato!
Quando uma artéria é “bloqueada”, como no caso da oclusão da artéria ou oclusão da veia da retina, infelizmente, ainda não temos ferramentas ou medicamentos que possa reabrí-la. Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Caro dr rony. Tenho uma veia q bloqueia metade da visao do olgo esquerdo. Ha algum remedio… grato
Olá Antonio, obrigado pelo contato!
Quando uma artéria é “bloqueada”, como no caso da oclusão da artéria ou oclusão da veia da retina, infelizmente, ainda não temos ferramentas ou medicamentos que possa reabrí-la. Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
[…] Oclusão da veia central e de ramo da retina; […]