Maculopatia idiopática aguda, o que é esta doença?

Maculopatia idiopática aguda é caracterizada por o acometimento de uma das camadas da retina na região macular. Geralmente é unilateral.

O desenvolvimento da maculopatia idiopática aguda é mais comum em adultos jovens e está associado a história recente de sintomas gripal.

Qual a causa da maculopatia idiopática aguda?

A causa da maculopatia idiopática aguda ainda não é conhecida, entretanto acredita-se que seja relacionada a uma inflamação no fundo do olho que leva a um pequeno descolamento de retina associado, em alguns casos, com sangramento, o que leva a perda visual grave.

Casos relatados demonstraram que grávidas podem apresentar a doença e que a maculopatia idiopática agudo possa ter ligação com o vírus Coxsackie.

O que acontece com a visão do paciente?

Durante a fase inicial de acometimento, há uma redução grave da visão, mas que felizmente irá melhorar espontaneamente, no decorrer das próximas semanas.

Quais exames que podem ser usados no diagnóstico da doença?

A maculopatia idiopática aguda, somente pode ser diagnosticada com exames oftalmológicos específicos, como:

Quais os diagnósticos diferenciais da maculopatia idiopática aguda?

Dentre as doenças que podem ser confundidas com a maculopatia idiopática aguda, temos:

Qual o tratamento para maculopatia idiopática aguda?

Atualmente, não há tratamento para esta doença, visto que a doença resolve espontâneamente. Contudo, é importante fazer o segmento com a tomografia de coerência óptica até a resolução completa da lesão.