Injeção Intravítrea

Nos últimos anos, novas medicações para aplicação, pelo método de injeção intravítrea, surgiram com efeitos extremamente benéficos,
para tratamento de doenças da retina, como:

Qual o benefício do tratamento com injeção no olho?

Com o intuito de oferecer maior concentração “dentro do olho” e também diminuir os efeitos colaterais sistêmicos caso estas medicações fossem injetadas dentro da veia, estudou-se a concentração adequada para esta modalidade de tratamento.
Sendo assim, conseguimos por esta via de administração o efeito máximo desejado da medicação com reduzidos ou ausentes efeitos colaterais sistêmicos.
Atualmente, esta cirurgia está amplamente difundida pelo mundo todo para tratamento das mais diversas doenças da retina.

Existe a orientação de ser realizada por um especialista em retina para que todos os cuidados sejam devidamente tomados

Quais as complicações que podem acontecer?

Dentre as principais complicações, temos:

 

Prof. Rony, a injeção dói”?

Na grande maioria das vezes, a resposta é não”. A anestesia pode ser realizada com somente colírio anestésico e o paciente fica deitado!

Abaixo o vídeo fala mais a respeito do procedimento!

Qual a melhora da visão com este tratamento de injeção ?

A melhora da visão com a injeção intravítrea depende do tipo de doença da retina que estamos tratando e da resposta de cada paciente ao tratamento. Em condições como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) na sua forma úmida, o edema macular diabético e a oclusão de veias da retina, as injeções intravítreas, geralmente de medicamentos anti-VEGF ou corticoides, podem ser bastante eficazes.

Muitos pacientes conseguem estabilizar ou até melhorar a visão após o tratamento. Em alguns casos, a melhora pode ser significativa, com pacientes relatando maior nitidez e capacidade de realizar atividades diárias, como ler e dirigir. No entanto, o grau de recuperação visual pode variar dependendo do estágio da doença ao início do tratamento e de como o olho responde às injeções.

O principal objetivo do tratamento é prevenir a piora da visão e, quando possível, restaurar parte da visão perdida. É importante lembrar que as injeções costumam ser repetidas regularmente para manter os benefícios e controlar a doença ao longo do tempo.