DÚVIDAS

Qual a função da retina?

A retina é uma fina camada que fica dentro do olho e analogamente se compara a um filme de uma câmara fotográfica. Ela recebe os raios luminosos do meio externo e os transforma em sinal elétrico que serão transmitidos pelo nervo óptico para o cérebro aonde será formada a imagem.

O que é o vítreo?

O vítreo é uma substância semelhante a gelatina que preenche toda a cavidade posterior do olho contribuindo para manter sua tonicidade e integridade.

O que é a mácula?

É uma área especializada da retina que nos permite enxergar detalhes na região central da visão. Por isto ela é composta predominantemente de células denominadas de cones e sendo assim somos capazes de ler, reconhecer rostos e assistir televisão.

Como eu sei que estou com degeneração macular?

Um dos primeiros sintomas que o paciente apresenta quando esta com degeneração macular é o aparecimento de uma “mancha” acinzentada na região central da visão, que o impede de reconhecer rostos e até de fazer leituras.

Outros sintomas relatados são visão “torta”. Já que o envelhecimento pode causar degeneração macular, é importante que pacientes acima de 50 anos de idade façam exames de mapeamento de retina de rotina.

Existe cura para degeneração macular?

Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para tal entidade, entretanto hoje em dia dispomos de tratamento que retardam a perda visual e outros que dependendo do estágio da doença pode propiciar melhora. Dentre os tratamentos que atualmente estão sendo realizados temos a ingestão de polivitaminicos, Avastin®, Macugen®, Lucentis®, Terapia Fotodinâmica, Triancinolona, cirurgias maculares e auxílios ópticos de visão subnormal. Por ser uma das grandes causadoras de cegueira mundial diversas pesquisas sobre o tratamento estão em andamento.

Quais são os sintomas do acometimento do olho pelo diabetes?

O diabetes é uma doença séria que quando acomete o olho pode levar a cegueira rapidamente. O principal sintoma que o paciente relata é oscilação da capacidade de enxergar, quando o açúcar do sangue, glicemia, esta em níveis elevados(hiperglicemia) ou reduzidos(hipoglicemia) a visão tende a piorar ou embaçar.
Outros sintomas são aparecimento de “mosquinhas” pretas e ou “teias de aranha” que podem denunciar sangramento dentro do olho. Sendo assim, todo paciente diagnosticado com diabetes mellitus deve procurar o oftalmologista para exame.

A retina descolada pode ser “colada”?

Sim, existem vários métodos de tratar o descolamento de retina, entre as cirurgias realizadas temos a retinopexia pneumática, introflexão escleral e vitrectomia pars plana a depender da indicação de cada caso. Contudo, após a cirurgia a retina só irá permanecer “colada” dependendo do grau de resposta cicatricial do paciente, que se for acentuada, será prejudicial, podendo gerar novo descolamento.

O que causa “moscas volantes”?

Estas são causadas por alteração da estrutura vítrea que provoca pequenas opacidades e quando o raio de luz entra no olho e “bate” nestas, ocasiona uma sombra na retina que é então confundida pelo paciente como moscas. Geralmente são geradas por descolamento de vítreo posterior que é quando este descola da parte posterior do olho, condição benigna. Entretanto, “moscas volantes” podem denunciar doença ocular seria como descolamento de retina e ou hemorragia.

Quanto tempo leva o exame de um paciente com doença de retina?

O exame do paciente com doença retiniana é mais demorado o por isto exige paciência principalmente de familiares que estão como acompanhante. Devido ao paciente apresentar geralmente perda de visão, o exame de óculos é mais demorado e após este há a necessidade de dilatação das pupilas com colírio que leva aproximadamente 30 a 50 min. Somando-se então a realização de mapeamento de retina com a orientação da doença ao paciente, estima-se que seja reservado um período de 2 horas para cada consulta.