Corioretinopatia Central Serosa
O que é a Corioretinopatia Central Serosa?
Prof. Dr. Rony C. Preti explica que a Corioretinopatia Central Serosa é uma doença que geralmente acomete a mácula, região importante da retina responsável pela visão de detalhes e cores.
A causa precisa ainda é desconhecida, entretanto, o que acontece nesta doença que ocasiona diminuição da visão é o descolamento de retina na região macular provocado por extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos da região chamada de coróide.
O extravasamento ocorre porque os vasos estão com a permeabilidade aumentada pelo acometimento da doença.
Quem são as pessoas mais acometidas?
A doença, geralmente, acomete homens que representam 85-90% dos casos. A idade de acometimento em média é de 25 a 45 anos de idade e uma vez tendo desenvolvido a doença e ela ter se resolvido ou espontaneamente ou por tratamento especifico, a chance de apresentar recidiva da mesma ainda existe.
O que se tem notado é que esta doença acomete mais homens adultos com personalidade característica de apresentar o componente de estresse bastante exacerbado no seu dia-a-dia, aquelas pessoas que se cobram muito. Geralmente, personalidades do tipo A.
Quais os sintomas da doença?
Os pacientes assim que notam o aparecimento da doença relatam a queixa de mancha acinzentada ou ponto preto na região central da visão, com presença às vezes de sensação que os objetos estão tortos.
Estes sintomas são gerados pelo descolamento de retina que a doença causa.
Uma vez descolada, a retina deixa de receber nutrientes da coróide, que é a grande responsáveis por nutrí-la e, sendo assim, as células responsáveis pela visão, os fotoreceptores, se degeneram, isto é, começam a sofrer danos, deixando em alguns casos seqüelas de perda visual, cores e de contraste.
A fig. 1 mostra foto do fundo de olho da doença, ver abaixo.
Mesmo sem sintomas da doença, o oftalmologista, através de exame clínico, tem a possibilidade de detectar sinais de acometimento de retina pela doença no passado.
Quais os exames para o diagnóstico da doença?
Existem exames que diagnosticam a presença da doença e também ajuda no acompanhamento do tratamento, são eles:
- Retinografia;
- Angiografia de retina com fluoresceína sódica;
- Tomografia de Coerência Óptica: principal exame usado no diagnóstico e acompanhamento dos pacientes; e
- Angiografia por tomografia de coerência óptica: Exame novo através do qual os vasos da retina e coróide podem ser observados sem a necessidade do uso de contraste na veia.
Qual o tratamento da Corioretinopatia Central Serosa?
Em relação ao tratamento, este consiste em alterar a qualidade de vida do indivíduo na questão comportamental, a fim de que evite ambientes ou situações de estresse excessivo.
Com relação ao tratamento específico da doença, nos casos recentes a observação é o tratamento mais indicado.
Contudo, existem os casos crônico, pois esta doença tem a característica de apresentar recorrência. Nestes pacientes, pode ser realizado o laser. Dentre os laser utilizados, temos aqueles que queimam diretamente o tecido e os que queimam “indiretamente” o tecido chamado de terapia fotodinâmica.
Para os casos que apresentam a doença há muito tempo, a terapia fotodinâmica pode ser o melhor tratamento.
Tudo vai depender da análise de cada caso tanto clinicamente, quanto pelos exames de angiografia e/ou tomografia de coerência óptica. Lembrar que o tratamento a laser não é isento de complicações.
O que há de novo no tratamento da Corioretinopatia Central Serosa?
Nos últimos anos surgiram medicamentos, que são injetados dentro do olho sendo indicados, principalmente, na degeneração macular relacionada à idade. Contudo, foi observado que estes podem ter um efeito muito benéfico em pacientes que apresentam a corioretinopatia central serosa por muito tempo e, podem ser benéficos, mesmo em pacientes que já foram submetidos a terapia fotodinâmica.
O prognóstico visual geralmente é satisfatório, contudo vale lembrar que a doença pode recorrer e por isto exames oftalmológicos de rotina se fazem necessários.
Lembrar que esta é uma doença que acomete os dois olhos e assim, o paciente sempre tem que estar monitorando o outro olho, quanto ao aparecimento de sintomas. Isto se chama auto-exame.
BOA TARDE , EU ME CHAMO IVONEIDE MORO EM PERNAMBUCO , MINHA IRMA FOI ACOMETIDA DE UM CANCER DE PULMÃO E ANTES QUE DESCOBRISSEMOS A DOENCA ELA PERDEU A VISAO DE UM OLHO DEPOIS DE 2 DIAS PERDEU A VISAO DO OUTRO , PROCURAMOS UM ESPECIALISTA EM RETINA ELE FALOU QUE ERA DESLOCAMENTO DE RETINA CEROSO E UVEITE , ELA TOMOU MEDICACAO NA VEIA POIS TAMBEM PENSARAM QUE ERA ARADA … ISSO FOI EM DEZEMBRO DE 2023 E ATE HOJE NADA DA VISAO VOLTAR… FOMOS A VARIOS ESPECILAISTAS A VISAO ESTAVA COM SOMBRA QUE ELA PODIA IR AO BANHEIRO POR EXEMPLO E AGORA ESTA TUDO ESCURO PRA ELA ..TERIA COMO ME AJUDAR…ELA ESTA FAZENDO QUIMIO … QUAL ESPECIALISTA POSSO PROCURAR … JA FOMOS NUM DE RETINA E OUTRO DE UVEITE.. TEM CIRURGIA ???
Oi Ivoneide, boa tarde! Sinto muito pela situação da sua irmã, deve ser muito difícil para ela e para vocês. Vou tentar te orientar um pouco sobre o que pode estar acontecendo.
Pelo que você descreveu, parece que a perda de visão dela está relacionada ao deslocamento seroso de retina e à uveíte. Esses problemas, somados ao câncer e ao tratamento com quimioterapia, podem ser bem complicados. A uveíte pode ter várias causas, incluindo doenças autoimunes ou infecções, e parece que os médicos também consideraram a síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada (que é uma condição autoimune que pode afetar os olhos e outros órgãos).
A visão não ter voltado até agora pode ser um sinal de que a inflamação e os danos à retina foram mais graves ou que o tratamento não foi suficiente para controlar a doença ocular. A quimioterapia também pode afetar o corpo de várias formas, e às vezes o câncer pode causar complicações oculares, como metástases (quando o câncer se espalha para os olhos), o que também precisa ser investigado.
Quanto à cirurgia, depende muito do estado atual dos olhos dela. Se a retina ainda estiver descolada, pode ser que uma cirurgia ajude, mas é importante que o quadro inflamatório esteja controlado antes de pensar nisso.
Recomendo que vocês continuem investigando com diferentes especialistas e, se possível, em um grande centro de referência em oftalmologia. Isso pode aumentar as chances de encontrar um caminho de tratamento mais eficaz.
Fique à vontade para me escrever se precisar de mais informações. Força para vocês nesse momento!
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Bom dia, Dr. Roni. Vou resumir o meu problema. Em dezembro de 2020, a visão do meu olho direito embaçou. Tinha tomado uma injeção de corticoide para um trauma no joelho, faço tratamento para depressão, estava passando por um período de forte estresse, além de usar há muitos anos, continuamente, um spray nasal chamado Nasonex, ou seja, corticoide. Fiz todos os exames pertinentes e foi diagnosticada a Serosa Central. Tratei durante uns 5 meses com Aldactone 50mg e Nevanac. A visão melhorou um pouco, mas segundo o médico e os exames feitos posteriormente, ainda havia edema. Ele resolveu fazer uma aplicação do micropulso amarelo. Após a aplicação do laser, fiquei com uma mancha cinza no centro do olho. Essa marca é em forma de quadrado, exatamente da forma que o médico aplicou o laser. Achei que a visão piorou. Depois disso, ele fez uma aplicação de uma injeção intra-ocular e também não notei muita melhora. Um mês depois ele me mostrou novamente os exames. A área onde foi feita o laser clareou bastante, porém ainda enxergo essa marca no centro do olho, como se fosse uma cicatriz. Tenho só a visão periférica. Ele disse que em um ano a minha visão pode chegar a 70% ou 80% do que eu enxergava. Sinto demora no processo de melhora. Ele disse que não há mais nada a ser feito, porque a recuperação está sendo satisfatória. A minha pergunta é? Existe alguma outra estratégia, ou medicamento ou tratamento que eu possa tentar? Já li sobre a finasterida, que já tomei para a queda de cabelo. Você acha eficaz? Li recentemente no Journal England of Medicine até um tratamento novo com o uso de viagra. Já ouviu falar? E por último, o senhor acha que esse spray nasal pode ser prejudicial? Estou bem chateado. Ainda faço tratamento para depressão. Tomei Topiramato durante um certo tempo, mas parei por causa desse problema. Pode ter alguma ligação com o Topiramato? Em fevereiro, caso passe num concurso, terei um exame médico, onde terei q enxergar com um olho só. Está bem complicado. O médico disse que a visão vai clarear. Preciso muito de uma opinião de um médico qualificado como o senhor. O que posso fazer? Preciso de um caminho. Muito obrigado.
Olá Paulo, tudo bem?
Pelo que noto na sua descrição, o seu caso já deve ser a forma crônica da doença, que é a mais difícil de tratar. Sobre os seu questionamentos, não vejo que a Finasterida seja adequada para o seu caso. Pela carência de correlação do Topiramato com o desenvolvimento da coriorretinopatia central serosa na literatura, pessoalmente acredito que não haja correlação. Por fim, vejo que o seu caso ainda estiver em atividade, o próximo tratamento seria a indicação da terapia fotodinâmica. Estas seriam as considerações a serem feitas sem avaliar o seu caso por completo, baseado no seu histórico relatado.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Caro Dr. Prety,
Tive meu primeiro episódio de corioretinopatia central serosa em janeiro e não tinha melhora até meados de junho. PDT não pode ser feito devido à falta de Visudyne. Comecei a tomar espirolactona como uma tentativa desesperada em melhorar, pois não aguentava mais enxergar mal. Após 10 dias tomando a espirolactona 50mg voltei à oftalmologista e a minha retina estava de volta ao seu lugar e minha visão foi de 60 para 80%.
O senhor tem experiência com essa medicação para esses casos? Acha que minha melhorando-te ter sido devido a ela?
Fora isso queria saber se a Visudyne também está em falta.
Obrigada pela atenção.
Olá Celine, tudo bem?
Até pouco tempo atrás eu também prescrevia esta medicação para a coriorretinopatia central serosa. Contudo, apoucos meses foi publicado um estudo que não mostrou o benefício desta medicação no tratamento. Sendo assim, atualmente eu não mais estou prescrevendo e pode ter sido uma coincidência a melhora do seu caso. Geralmente, reservamos aos casos mais crônicos.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá, Prof. Dr. Rony Preti
Muito obrigado por me esclarecer essa dúvida.
Disponha
Bom dia Dtr
Meu nome é Cláudio, fui diagnosticado com corioretinopatia central serosa no olho D e E, só q no E o meu medico falou que não tem como utilizar o Leaser pois o problema e bem próximo ao cento da vista e não tem o que fazer neste caso.
Minha visão e muito embaçada não consigo ler nada mesmo com o auxilio de óculos, só vejo vultos.
Este problema me acompanha por anos e cada vez a vista E piora.
Fui realizar exames ocupacional na empresa e fui reprovado pelo motivo de da visão Esquerda me indicarão ao médico mas como falei por ser no centro da visao o vazamento do liquido não tem como usar o Leaser.
Neste caso eu me enquadro como visão monocular ?
Olá Cláudio, tudo bem?
Antes de dizer que o seu olho esquerdo não tem tratamento é necessário fazer exames mais aprofundados e descartar a presença de vasos anormais, que podem acompanhar a corioretinopatia central serosa forma crônica. Para isto, os principais exames são a angiofluoresceinografia e a angiografia por tomografia de coerência óptica.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Bom dia! Doutor, comecei a identificar alguma dificuldade com a visão no final de Janeiro/21. Depois de uma série de exames, fui diagnosticado com CSC em 06/04/2021, desde então, estou fazendo somente um tratamento com aplicação de colírio Nevanac Uno, porém continuo com a dificuldade na visão, e de acordo com a oftalmologista que me acompanha, devo repetir a tomografia de coerência óptica em 06/08 para reavaliar a situação. Qual sua recomendação? Devo aguardar o resultado da 2.ª bateria de exames ou sugere algum tratamento ou intervenção imediata?
Olá Jefferson, tudo bem?
Vejo que o seu médico está no caminho certo. Quando o olho é acometido pela primeira vez com corioretinopatia central serosa, temos a conduta de esperar por 6 meses, pois a chance da melhora espontânea é muito grande.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa noite dr. Em 2015 fui diagnosticado com maculopatia serosa central. Sim… sou um pouco estressado… ja fiz tratamento com lazer. Onde foram cauterizada, duas das 4 bolhas existente…as menores!!! Porém existem duas maiores que fiz uma injeção no olho… não fiz a segunda como o oftalmologista indicou… Achei desnecessarrio, uma vez, que tive uma segunda opinião de outro oftamologista, de que era inutil. Que não existe cura prá essa doença. Hoje em 2021 enxergo rasoavelmente bem,… logico um pouco desfocada, embassada….Será que existe um tratamento, menos invasivo, talvez com medicamentos, psrs retardar a doença????
Olá Luiz, tudo bem?
Vejo que necessita de uma acompanhamento mais especializado. A injeção tem o racional de ser indicada para os casos que já apresentam neovascularização de coróide. Para os casos crônicos existe o tratamento com terapia fotodinâmica.
A estabilização da doença pode ser alcançada em grande número de casos.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá, em outubro de 2019 tive um episódio de central serosa no meu olho esquerdo, passado 3 meses estava com avisão 100% estabelecida sem nenhum tipo de tratamento. Em Novembro de 2020 tive outro episódio, dessa vez o tempo de recuperacão está sendo mais demorado, a vista ainda está embaçada, mas melhorando lentamente. Não sou do tipo estressado. Estou pensando em começar o tratamento a laser. Seria uma boa?
Olá Alessandro, tudo bem?
Infelizmente a recorrência destes episódios da central serosa são relativamente comuns. Respondendo a sua pergunta, se o descolamento de retina estiver melhorando, visto que está relatando que a visão está, progressivamente, ficando menos embaçada eu orientaria aguardar mais tempo. O OCT, a tomografia de coerência óptica é o principal exame para este acompanhamento.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá!!, gostaria de saber.
Fiz um tomografia do olho descobrir que tenho a DEPRESSÃO Fovea perdida, ainda posso recupera-la, com terapia ou não?
Olá Cicero, tudo bem?
O fato de ter tido a perda da depressão foveal da retina ao OCT em sendo a sua doença, a Corioretinopatia Central Serosa, significa que estas com descolamento de retina nesta região. Se o seu caso não for crônico, existe grande chance deste descolamento se resolver espontaneamente. Importante descartar a presença de membrana epiretiniana, que é outra doença da retina.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá hoje minha visão estava normal mas de repente do nada apareceu umas manchas na visão que parecem líquidos e quando olho pra luz tem a cor avermelhada oq seria isso ??
Olá Edilson, tudo bem!
Este seu relata me leva a pensar em moscas volantes. Contudo, quando aparece manchas na visão, o melhor a se fazer é procurar o especialista que, depois do exame de mapeamento de retina, indicará o melhor exame para dar o diagnóstico final do seu caso.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Após alguns episodios de serosa central, eu melhorei, mas agora vejo um grande círculo azul escuro/colorido que vai se fechando e se abre, sempre em superficies brancas q ele aparece. O que poderia ser?
Olá Marc, obrigado pelo contato!
Os sintomas visuais após a resolução da corioretinopatia central serosa são devido a “reativação” dos fotorreceptores, que ficaram descolados por algum tempo.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá doutor! Tenho central a 10 anos no meu olho esquerdo, não enxergo nada neste olho, já fiz muitos tratamentos e nada, agora apareceu no meu olho direito e a mancha cinza está direcionando para o centro da visão tbm, corre o risco desta doença atingir os dois olhos?
Olá Joandre, obrigado pelo contato!
A corioretinopatia central serosa é uma doença bilateral e, por isso, acomete os dois olhos. Sendo assim, sugiro procurar um atendimento para esclarecer o que está acontecendo.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Tenho esperança que com o laser PDT o problema se resolva
Olá Mônica!
Existe grande chance de seu caso ficar bom com o tratamento com PDT.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Tentei uma consulta on-line com o Dr, mas infelizmente o Dr. não atende on-line , iniciei meu tratamento das injeções nos Estados Unidos e não teve sucesso , foram três aplicações e não funcionou . Agora um outro médico irá tentar terapia com laser PDT e injeções, aqui nos EUA porque vivo aqui .
Olá Mônica, obrigado pelo contato!
Realmente, não faço teleconsulta neste momento. Mas, me parece que o tratamento está sendo conduzido corretamente. O PDT é uma opção plausível, para o tratamento da corioretinopatia central serosa, para quem não melhora com injeções dentro do olho.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Doutor, o OCT deu resolução do líquido, mas no escuro ainda vejo todas as manchas. E quando muito claro percebo a visão tremendo. Isso pode ser líquido persistente ou é a cicatriz da serosa? Embora eu tenha serosa crônica, com várias recidivas, o médico não quis fazer nada porque o OCT estava normal, mas conhecendo meu caso sei que ela voltará. Nesse caso, mesmo com OCT normal não existe nenhum tratamento que possa fazer para impedir a recidiva e piorar mais minha visão?
Olá Marcelo, obrigado pelo contato!
Provavelmente, estes sintomas visuais que está sentindo, mesmo com a resolução do líquido, tem a ver com a sequela na retina, deixada pelos episódios prévios da corioretinopatia central serosa. A maneira de diminuir o número de recidivas é dormir bem e mais cedo e procurar controlar o emocional, isto é, o nível de estresse.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Ola, estou em tratamento desde agosto de 2019, primeiro fiz uso dos comprimidos por 9 meses, depois fiz duas seções de laser,e já fiz as 3 injeções, onde vi uma melhora, mas é só eu ficar estressada, que imediatamente meu olho fica totalmente manchado. não sei mas o que faço,tento me acalmar trabalhando a respiração,( inspira espira) estou desesperada.pois tenho a impressão que o outro olho também já esta ficando com uma manchinha, estou sendo acompanhada mensalmente. será que devo procurar por um profissional da psicologia?
Obrigada
Olá Cintia, obrigado pelo contato!
A corioretinopatia central serosa tem seu manejo mais difícil quando ela se torna crônica. Na minha opinião, qualquer ajuda é bem vinda e o tratamento multidisciplinar, envolvendo vários especialistas, é um ponto chave para melhorar o tratamento. Não se esqueça que dormir bem também é fundamental no tratamento.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Oi, meu primeiro episódio tb foi difícil de resolver, alguns meses depois em vez de melhorar eu piorei, a sensação é q nunca mais a mancha iria embora. O q desencadeou a cura no meu caso foi um tratamento com o psiquiatra. Não cheguei a fazer tratamento específicos na retina. Foi um alívio observar o corpo reabsorvendo o líquido depois de tanto tempo. Outra possibilidade é investigar o nível de cortisol e baixa-lo, fundamental se alimentar corretamente, dormir e praticar exercícios, meditação guiada pode ajudar a longo prazo. Não desanime, o que eu percebi é que se a causa for emocional, mesmo que esteja bem grave é possível melhorar.
Dormir bem e mais cedo tem a finalidade, justamente, de reduzir o cortisol do organismo. Muito obrigado em compartilhar a sua experiência! Estamos hoje vivendo sob muita pressão e, a ajudar o lado emocional, pode mostrar resultados impressionantes.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Estou com o olho direito assistir m muito ruim. O médico disse que tinha virado crônica. Tem oras q atrapalhar até o q está bem. Gostaria de saber se isso dá direito a aposentadoria???
Olá Elisson, obrigado pelo contato!
A Corioretinopatia Central Serosa, quando fica crônica pode realmente baixar a visão a ponto do paciente apresentar cegueira legal do olho. Para ter direito à aposentadoria, necessitarias saber a quantidade de visão que tens hoje no olho. Para ser cego legal, a visão tem que ser igual ou menor de 10%.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá doutor , descobri a seis meses atrás que tenho central , fiz 3 injeções vi melhoras na visão quanto a cor e definição de letras distantes, mas o líquido não saiu ainda totalmente e já fazem 6 meses que faço o tratamento das injeções . O médico que faz meu tratamento da um intervalo de 6 semanas entre casa injeção . É normal demorar todo esse tempo para o líquido esvaziar ?
Olá Mônica, obrigado pelo contato!
Excelente a sua pergunta! Este líquido subretiniano que se forma da corioretinopatia central serosa eles são crônicos e por isto, levam mais tempo para serem absorvidos. Necessitaria avaliar seu caso com mais detalhes para ver todo o contexto do seu tratamento, e o motivo da não absorção do líquido.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Dr qual o tempo medio para que o liquido seque?
Olá Marcelo, obrigado pelo contato!
O líquido que aparece na retina pela doença corioretinopatia central serosa leva em média 6 meses para resolver, mas alguns pacientes já tem resolução com 3 meses.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Ola boa tarde .
Meu marido fez um exame e deu que ele esta com liquido na visão tb ve as linhas turva e tem a visao com mancha …ele tb queixa de dor de cabeça….dor de cabeça tb pode ser um sintoma ?
Obrigada
Olá Mônica, obrigado pelo contato!
O líquido da corioretinopatia central serosa, presente na retina, não é a causa da dor de cabeça dele. Precisaria fazer uma exame detalhado para descobrir a origem da dor de cabeça e se o olho tem participação no desenvolvimento da mesma.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
qual a porcentagem de cura da serosa Central com aplicação de injeção?
Olá Domingos, obrigado pelo contato!
A injeção para o tratamento da Corioretinopatia Central Serosa é indicada para casos específico, principalmente,Corioretinopatia Central Serosa quando há o aparecimento de vasos anormais na região macular. A injeção não cura a doença e sim gera estabilização no vazamento de líquido para retina na grande maioria dos casos.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá tudo bem! Depois de apresentar os sintomas, acompanhamento do especialista, exames feito, diagnósticado a doença, Meu tratamento foi com uso de medicamento, (Aldactone 50mg) tratamento durou quase 1 ano para se recuperar, 1 ano depois voltou retornei o tratamento e com quase 1 mês né recuperei, como não tem uma causa específica e pode ter recorrência vou tratando dessa forma.
Olá, obrigado pelo contato!
Outra medida que acredito ser importante é dormir bem.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Meus sintomas apareceram faz 2 semanas e fui diagnosticado com Central Serosa faz pouco mais de 1 semana. Na OCT percebe-se que há infiltração do líquido próximo à região central da visão. Estou em tratamento com remédio para “hipertensão essencial”, mas percebo que não tem surtido efeito e a mancha até aumentou de tamanho. Devo procurar nova opinião/avaliação, ou devo seguir o tratamento até o final (+3 semanas) e aguardar a reavaliação do resultado ?
Olá Paulo, tudo bem?
Realmente, deves procurar novamente o seu oftalmologista, visto que não é comum a mancha aumentar tão rápido assim. Caso seja seu primeiro episódio Coriorretinopatia Central Serosa, sugiro tomar medidas gerais para acelerar a resolução do caso.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony Carlos Preti
Olá dr já é minha quarta reicidiva de retinopatia serrosa central
Inclusive 2 nas minha gravidez.
A primeira foi em 2015 segunda em 2017 terceira em 2019 e apareceu hoje em 2021.
Ja estou com medo de tanta cicatriz q está no meu olho esquerdo q e o único q desenvolve o problema.
Qd percebo já viu a farmacia e compro o colirio e começo usar.
Em 2019 fiz laser.
Será q essa injeção e indicada no meu caso?
Olá Djiane, obrigado pelo contato!
Corioretinopatia Central Serosa é mais difícil de acontecer em mulher e a gravidez ajuda no aparecimento desta doença.
Com relação ao melhor tratamento para o seu caso, somente após exame detalhado é que pode ser indicado.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa tarde, meu caso está no começo e o médico receitou colírio, porém li em alguns sites que o colírio não surta efeito nesses caso..
Isso é verdade? Existe colírio como tratamento ou não?
Olá Daniel, obrigado pelo contato!
Cada caso tem uma maneira de tratamento e precisaria fazer uma avaliação completa para responder a sua pergunta.
Atenciosamente,
Prof. Rony C. Preti
O meu caso está no início e o médico receitou colírio, caso não melhore, comprimido oral e por último a injeção.
Contudo, não encontrei em nenhum lugar a recomendação sobre colírio antiflamatorio e pesquisei em um site onde um médico deixou claro que colírios não são resultado para esses casos.
Consegue me dar uma luz?
Olá Daniel, obrigado pelo contato!
Cada caso tem uma maneira de tratamento e precisaria fazer uma avaliação completa para responder a sua pergunta.
Atenciosamente,
Prof. Rony C. Preti
Fui diagnosticado com corioretinopatia seria central , o médico me passou espirolactona 25 mg, é um diurético, fiquei na dúvida de ter recebido o melhor tratamento
Olá Adriana, obrigado pelo contato!
Geralmente a Coriorretinopatia Central Serosa não é comum em mulher. Atualmente, temos observado que a Espironolactona não tem sido um bom tratamento para estes casos e não estamos mais prescrevendo baseado em estudos recentes…
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony Carlos Preti
Olá Adriana, tudo bem?
Não é comum vermos Coriorretinopatia Central Serosa em mulher. Respondendo a sua pergunta, atualmente estamos deixando de prescrever a Espironolactona, visto que estudos recentes mostraram que ela pode não tratar a doença como pensávamos.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony Carlos Preti
Meu olho direito está bem complicado já fiz 3 injeções e não ouve melhora qual seria o melhor tratamento????
Olá Alessandro, obrigado pelo contato!
Alessandro, imagino eu, que se você está sendo submetido ao tratamento com injeções dentro do olho, seu caso de corioretinopatia central serosa deve ser mais avançado. Os casos mais avançados, são mais difíceis de tratamento por dois motivos, provavelmente, já houve lesão dos fotorreceptores, e o líquido de dentro ou debaixo da retina leva mais tempo para ser absorvido. Acredito que a tomografia de coerência óptica, seja o exame fundamental para ser realizado e discutido com seu médico, para esclarecer o motivo de não ter melhorado.
Além das injeções, temos um outro tratamento a laser, chamado de terapia fotodinâmica, o PDT, que é reservado para os casos que não melhoram com as injeções. Mas mesmo realizando o PDT, fazemos também a injeção para ajudar no maior sucesso do laser.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Doutor, observei os primeiros sintomas ah mais de 2 anos, não procurei ajuda médica pois não sabia do q se tratava e não me incomodava. Tive uma gestação e após o nascimento do meu filho os sintomas aumentaram, procurei o oftalmo, ai então fui diagnosticada. O médico só me pediu para retornar com 3 meses e não me deu muitas esperanças sobre melhorar a visão. Semana q vem é meu retorno, estou ansiosa e angustiada, percebo q piorou muito o quadro, está me incomodando diariamente. Gostaria de saber se a área afetada da visão pode voltar ao normal com algum dos tratamentos disponíveis no mercado?, ou se somente faz conter o vazamento e não deixar um avanço maior no campo de visão. Muito obrigada
Olá Luciene, obrigado pelo contato!
Realmente, a gravidez pode propiciar o aparecimento ou piora da corioretinopatia central serosa. Exames de retina devem ser feito para avaliar qual o melhor tratamento para o seu caso.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti