O que é a membrana epirretiniana?
“A membrana epiretiniana é uma membrana que aparece em cima da retina causando um enrugamento. Em virtude disto, há o aparecimento de distúrbios visuais sentidos pelo paciente”, explica o Prof. Dr. Rony C. Preti.
Qual a causa da membrana epirretiniana?
A causa exata da formação desta ainda não é exatamente compreendida, contudo existe algumas teorias. Entretanto, é mais comum em pacientes que tiveram descolamento de vítreo e que já operaram da catarata.
Dentre elas, a principal seria as forças tracionais exercidas pelo vítreo, que é a gelatina do olho.
O vítreo é o componente “gelatinoso” que mantém a estrutura ocular. Entretanto, com a idade ele começa a ficar mais liquefeito e a ganhar maior mobilidade dentro do olho. Consequentemente, proporciona em algumas pessoas o seu descolamento da retina ou excesso de tração na região macular.
Com isto, microlesões ocorrem na região levando o organismo a entender que houve lesão naquela região e, consequentemente, desencadeia um processo de cicatrização, que gera a formação da membrana epiretiniana.
A membrana formada pode ser fina o bastante e, assim, não proporcionar desenvolvimento de sintoma. Entretanto, quando ela é espessa pode causar sintomas, como distorção visual e redução visual tanto para longe quanto para perto (fig. 1).
Como é feito o diagnóstico da membrana epirretiniana?
O diagnóstico é feito clinicamente com a dilatação da pupila e realização dos seguintes exames:
- Mapeamento da retina;
- Retinografia;
- Angiografia com fluoresceína sódica; e
- Tomografia de Coerência Óptica (OCT) principal exame. Abaixo o exame de OCT mostrando o início da membrana epirretiniana, seta verde. Na foto a esquerda, a região avermelhada-esbranquiçada mostra o tanto que a membrana epirretiniana “machuca” a retina causando a sua elevação.
No vídeo abaixo o exame de OCT faz uma varredura em toda a região macular do paciente mostrando a presença da membrana epirretiniana em um paciente com miopia de 6,50 graus.
Qual o tratamento de membrana epirretiniana?
O tratamento vai depender da intensidade do dano visual que a membrana epirretiniana esta causando, assim como o aspecto da retina nos exames complementares tanto de angiografia de retina como de Tomografia de Coerência Óptica.
O tratamento desta doença consiste na realização de uma cirurgia denominada de Vitrectomia Pars Plana, que tem por intuito remover a membrana presente sobre a retina com uma pinça especial. Equipamentos modernos que usamos hoje em dia estão aumentando a taxa de sucesso.
O especialista em membrana epirretiniana tem como avaliar pelos exames, qual o local apropriado para fazer a remoção desta membrana com sucesso. Por isto, anexamos abaixo a foto do intra-operatório após a remoção da membrana. Observem áreas avermelhadas correspondentes a sangramento dos pontos aonde a membrana estava mais aderida.
Quanto tempo após a cirurgia leva a visão para melhorar?
A recuperação visual geralmente leva 3 meses. Mas, existem complicações inerentes à cirurgia. Dentre elas tem-se catarata para quem não tenha ainda operado desta, infecção e descolamento de retina. Contudo, se o paciente após a cirurgia fizer repouso e usar colírios adequadamente de antiinflamatórios e antibióticos, as complicações podem não ocorrer
Alguns pacientes perguntam:
“Uma vez retirada a membrana epirretiniana eu estou curado?” Infelizmente, não! Na grande maioria dos pacientes a doença não reaparece, entretanto, alguns pacientes desenvolve novamente a doença, tendo assim, que serem reoperados!” relata o especialista Prof. Dr. Rony.
Boa noite, Dr. Rony!
Fiz fotocoagulação a laser 360 graus em ambos os olhos e após uma semana da última sessão venho sentindo alguns sintomas como flashes de luz em um dos olhos e também uma sensação de visão dupla na visão lateral. A sensação de visão dupla ocorre mais comumente em ambientes de luz baixa.
Esses sintomas são comuns após a fotocoagulação ou devo voltar ao retinólogo?
Olá Isabela, tudo bem?
Quando encontramos as rasgaduras de retina no fundo do olho é fundamental fazer o laser para bloqueá-las, isto é, fazer uma barreira ao redor das mesmas para evitarmos o descolamento de retina. O laser não é isento de efeitos colaterais e, dentre os principais, temos a catarata e a membrana epiretiniana, mas que leva tempo para aparececerem. Mais raramente, temos o aparecimento da dificuldade de visão de perto. Contudo, visão dupla é um sintoma muito específico, principalmente se esta relatando que ela só aparece na visão lateral. Sugiro que seja submetida a exame ocular completo inclusive com o teste ortóptico, a fim de saber o que está acontecendo.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa noite Dr. Preti
Venho percebendo progressiva redução de visão para perto, dificultando principalmente a leitura, pois vejo as letras como se tivessem uma sombra ou ligeira perda de foco. Na consulta, o Oftalmologista requereu o OCT e diagnosticou membrana epirretiniana.
Como o diagnóstico é recente, pergunto:
Convem aguardar o acompanhamento da progressão dessa interferência da membrana na acuidade visual para ser submetido ao tratamento cirúrgico ? Por quanto tempo?
Tenho 71 anos. Isso torna mais conveniente a cirurgia antes que a idade aumente ?
Há possibilidade de melhora desse aspecto da visão (para leitura) com o ajuste na graduação dos óculos, que já uso ?
Tenho moscas volantes e há cerca de 4 anos fiz remoção de catarata nos dois olhos. Essa cirurgia pode ser a causa da minha epirretinia ?
Agradeço-lhe imensamente sua resposta. Tenho muito temor de cirurgias nos olhos. Aproveito para parabenizá-lo por nos prestar esse excelente meio de consulta e informação, e pela maneira como o faz, com afabilidade e uma linguagem clara, perfeitamente adequada a um leigo.
Atenciosamente
Olá Miguel, tudo bem?
Quando há o aparecimento da membrana epiretiniana ela tende a crescer e assim, ir provocando um machucado cada vez maior na retina. Concomitantemente, há redução gradual da visão com o passar do tempo. Contudo, são os achados do OCT associados com a piora da visão é que serão cruciais para a indicação da cirurgia. Sendo assim, tudo vai depender do seu acompanhamento com o seu médico. Por fim, não dá para sabermos se a cirurgia de catarata foi a causadora do aparecimento da membrana.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa tarde doutor sou paciente de ceratocone bem avançado, porém uso lentes esclerais que atendem minha necessidade.
Entretanto estou com distorção na visão, fui até o retinologo ele me disse que tinha um pequeno corte na retina, e também uma membrana, porém ele fez incialmente uma criopexia para fechamento deste pequeno corte na retina e posteriormente falaremos da membrana, caso seja confirmado a distorção devido a membrana eu tenho a opção de não operar ? Aliás e recomendável a cirurgia mesmo? O que pode acontecer se não operar?pois só tenho 32 anos.
Olá Douglas, tudo bem?
A membrana epiretiniana é operada, quando observamos que a retina está sendo “amassada” por ela. Quando indicamos a cirurgia. avaliamos a visão do paciente, associada ao exame de OCT, para saber qual o melhor momento para se operar. Somente depois destes aspectos é que indicamos a cirurgia.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa Tarde! Tenho 63 anos, Tive um descolamento do vitreo e meu oftalmo fez cirurgia da membrana epirretiniana e catarata usando a lente importada, tem três semanas. Meu grau era baixo, só não enxergava bem de longe sem óculos, e agora ele me informou que vou precisar óculos para perto. Estou muito decepcionada.
Boa tarde Dr:Roni. Em setembro 2019,fiz uma cirurgia de catarata,e fui.varias,vezes falar,com a médica que me operou depois da cirurgia,pois minha vista ficou muito embaçada, e não melhorava,mas ela me dizia que estava tudo bem e que ia melhorar,então fui saber a opinião de outro oftalmo onde realizei vários exames,inclusive o OCT.que deu: Menbrana epirretiniana,ele me disse que foi causado na hora da cirurgia,então foi indicado a cirurgia,de vitrectomia.Gostaria de saber se corro o risco de ficar pior ainda a minha visão, obrigada pela atenção fico aguardando.
Olá Maria, tudo bem!
A membrana epiretiniana ocorre depois do descolamento de vítreo posterior. Sendo assim, não dá para se afirmar que a cirurgia de catarata é que causou o problema. Como a visão não melhorou depois da cirurgia de catarata, provavelmente, já tinhas a presença da membrana epirretiniana, visto ser esta, uma doença de desenvolvimento lento, de meses….Se a membrana epiretiniana está muito espessa, então é conviniente submeter-se à cirurgia. Voltando a sua pergunta, o risco de ficar cega só ocorrerá se houver alguma complicação na cirurgia ou após ela. Dentre elas temos: descolamento de retina, infecção e hemorragias.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa tarde,
Sou gaúcho e tenho 65 anos. Consultei oftalmo e, houve diagnóstico de provável presença de membrana epirretiniana no OD. Não posso realizar cirurgia a curto prazo por questões financeiras, mesmo com um pouco de dificuldade visual nesse olho. O OE apresenta desvio +3,25 para perto. O profissional médico receitou o mesmo desvio de +3,25 para o OD, pois parece que não há como fazer correção com lentes.
Gostaria de saber se esse diagnóstico está correto? Não deveria receitar uma lente com grau diferente para OD, que corrigisse o problema de acuidade para facilitar a leitura, até a realização de cirurgia?
No aguardo de uma resposta que manter-se-á sigilosa e, com os melhores cumprimentos.
João Carlos Baldez
jcbaldez@gmail.com
Olá João, tudo bem!
A membrana epiretiniana, por aumentar a espessura da retina, pode mudar levemente o grau. Sendo assim, estas certo no seu raciocínio, contudo, a receita do óculos vai depender de suas respostas durante o exame. Normalmente, o grau de um olho é diferente do outro, mas não é raro os dois olhos apresentarem graus iguais. Poderia de repente, repetir o exame, mesmo porque a membrana epiretiniana tende a oscilar o grau em alguns pacientes.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Bom dia, a membrana epirretiniana pode enrugar a retina e desenrugar, ou seja, ficar alterando a visão durante o dia ou ao longo dos dias.? Pergunto porque já sei que tenho a, ambos os olhos que melhora e piora a qualidade de minha visão.
Olá Carlos, obrigado pelo contato!
Ótima pergurnta e agradeço que a tenha compartilhado por aqui. Realmente, a membrana epirretiniana pode oscilar a nitidez da visão. Não sabemos se está relacionado à dinâmica do ennrugamento, mas acredito estar mais relacionado com a dinâmica do aumento da espessura da retina, causado por uma membrana epirretiniana mais espessa.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Prezado Prof., gostaria de acrescentar que na mesma cirurgia de vitrectomia foi colocada uma lente – devido ao processo de catarata. Isto também, junto ao óleo de silicone, tem influência proporcionalmente em qual porcentagem na nitidez do pós-operatório. Grato!
Olá Al Minardi, obrigado pelo contato!
O fato de ter operado a catarata durante a cirurgia de Vitrectomia não causa influência negativa na recuperação da sua visão. Neste momento, é só pedir para fazer o grau do óculos
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Prezado Dr. Rony:
Sou paciente alto míope, de 32 anos e recentemente, fui diagnosticada com a Membrana epirretiniana no OE, sendo este o de maior grau, perto de -25.
No exame, apontou que há um discreto edema na retina neurosensorial e na análise do complexo EPR- coriocapilar, há uma membrana neovascular sub-retiniana não exsudativa no momento. O primeiro aconselhamento médico, foi de realizar controle a cada 3 meses com fundoscopia, e a segunda opinião médica, foi de realizar a cirurgia. Diante da gravidade de meu histórico de alto míope e também, da gravidade dos efeitos de uma cirurgia, o senhor acha viável, realizar o monitoramento neste primeiro momento? Desde já agradeço a atenção!
Olá Amanda, tudo bem?
O seu caso é muito elaborado. Primeiramente, acho prudente o monitoramento diário com o auto-exame para avaliar se a visão teve mudança, entretanto de qualquer forma o melhor acompanhamento é com a tomografia de coerência óptica. Quanto a cirurgia da membrana epiretiniana, esta vai depender do grau da membrana epiretiniana à tomografia de coerência óptica associado à perda da visão.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Bom dia! Fui submetido a uma vitrectomia devido a gradual deslocamento da retina e na mesma cirurgia foi colocado o óleo de silicone. Segundo o oftalmologista já houve uma excelente aderência da retina. Gostaria de saber qual a porcentagem de atuação do óleo de silicone na nitidez da visão, pois esta está sem nitidez, como se olhasse através de um vidro embaçado. Grato pela gentileza da resposta!
Olá Al Minardi, obrigado pelo contato!
O óleo de silicone tem a finalidade de ajudar com que a retina “cole” novamente. Geralmente, o óleo de silicone altera o grau e o paciente passa a enxergar embaçado melhorando depois, com a retirada do mesmo. Usualmente, tiramos o óleo de silicone, após 3 meses da cirurgia.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Dr. Rony, sou o Paulo que voce operou em 2008/2009, com descolamento de retina no olho esquerdo. Desenvolvi no olho, a membrana epirretiniana e logo depois voce me operou da Catarata e realizou a limpeza da lente a laser; acredito que a membrana esteja estabilizada; acompanho periódicamente o processo; posso deixar dessa forma sem novas intervenções ? Abraço Dr. Rony, saudoso de suas conversas.
Olá Paulo, obrigado pelo contato! que bom vê-lo por aqui.
Com relação ao seu questionamento, se a membrana epirretiniana não estiver aumentando a espessura da retina e, assim, diminuindo a visão, o acompanhamento do seu caso pode ser por retornos a cada 3 meses, para monitoramento.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá Doutor. Tenho 68 anos de idade
Realizei um exame de OCT AO
Os resultados foram os seguintes: Perda da depressão foveal AO ; Atrofia do epitélio pigmentar retiniano AO; Aumento da reflectividade da membrana limitante interna AO; Membrana epirretiniana OD; Aumento da espessura retiniana OE; Buraco macular completo com edema cístico na bordas OE
Olá Jonas, obrigado pelo contato!
Pelo laudo do OCT, oriento avaliar com seu médico sobre a indicação de cirurgia de ambos os olhos. O olho esquerdo, que tem buraco de mácula já tem indicação de cirurgia de vitrectomia posterior. O olho direito, que apresenta membrana epiretiniana, terá indicação de cirurgia caso a visão tenha sido reduzida em, aproximadamente, 50%.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Complementando a hipótese de Membrana Epirretiniana ocorre no Olho Esquerdo.
Olá João, entendido!
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá Doutor. Em primeiro lugar agradeço por este canal de comunicação. Ha dois anos atrás fiz cirurgia de catarata nos dois olhos com a aplicação de lente intraocular Symfony (OE=Maio18, OD=Set/2018). Em Dez 2019, tive descolamento de retina no olho direito e durante os exames de rotina, o medico identificou a existência de Membrana Epirretiniana. Fiz o OCT hoje e vou aguardar a confirmação. Pergunta: estas lentes intraoculares podem expor a retina a situações como o descolamento e o surgimento da Membrana Epirretiniana? Não vou brigar com ninguém, é que meus irmãos estão com catarata e não quero que eles corram riscos com a escolha de lente.
Olá João, obrigado pelo contato!
Provavelmente, a membrana epiretiniana apareceu devido ao descolamento de vítreo posterior e não ao descolamento de retina. Ao meu ver a lente implantada não é causadora do descolamento de vítreo. Aliás, por esta lente ser do tipo “foco estendido” acredita-se que possa ser uma das lentes mais indicadas para este tipo de situação.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá doutor, a cirurgia (vitrectomia), é considerada arriscada, existe alguma prevalência de perda de visão. Minha mãe, 62 anos, chegou a fazer o OCT, mas até então ela n sentia nenhuma dificuldade para enxergar, só que na última visita ao oftalmologista ela ja estava com muita dificuldade para enxergar com o olho. O indicado nesses casos é fazer em conjunto a cirurgia de catarata, e tudo ocorrendo bem, a pessoa volta a enxergar normalmente?
Abraços!!!
Olá Nadson, obrigado pelo contato!
Hoje em dia a cirurgia de vitrectomia posterior é muito segura nos casos de membrana epiretiniana. A chance de perda visual existe mas é muito pequena. Para aquelas pessoas que já tem catarata, é comum indicarmos as duas cirurgias simultâneamente. Isto porque, se a catarata for avançada, ela vai prejudicar o sucesso da cirurgia, pois impede a visualização da membrana epiretiniana, prejudicando a sua retirada.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa noite dr. fiz cirurgia de membrana epirretoniana agosto/20, dia 26/10 fiz cirurgia de burraco de mácula e catarata 9o burraco fechou ,mas ainda não consigo ler , imagem distorcida,dupla ,muitas falhas,toda reta e tortuoso,de longe minha visão está bem comprometida 0pergunto ainda posso melhorar essa visão ?estou bastante preocupada
Pois tenho somente visão de um olho
Olá Maria, tudo bem? Obrigado pelo contato!
Como já fazem 3 meses da cirurgia, acredito que a visão não possa melhorar muito mais, infelizmente. Ambas membrana epiretiniana e o buraco de mácula são doenças que mesmo depois do tratamento cirúrgico, pode ficar com a visão torta. Quem sabe o seu caso surpreenda e melhore a ponto que a visão torta não a incomode tanto.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa noite, Dr. Rony, fiz cirurgia de catarata nas duas vistas e após isto apareceram manchas na minha visão e embaçamento. Fiz a OCT e apareceu discreta membrana epirretiniana em ambos os olhos, com leve retificação do perfil foveal no olho direito. Este pode ser o motivo do que passei a ter na vista?
Olá Lygia, obrigado pelo contato!
Infelizmente, pode ser sim. As manchas estão relacionadas ao descolamento de vítreo, que pode até causar o descolamento de retina, e o embaçamento, à retificação da retina pela membrana epiretiniana.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Bom dia tenho visão monocular e retinopatia diabética e afoga apareceu membrana epirretiana o devo fazer já que tenho uma visão monocular
Olá Antônio, tudo bem? Obrigado pelo contato!
A membrana epirretiniana é uma doença que embaça a visão lentamente, por isto, em virtude da visão em somente um dos olhos, sugiro aceitar se submeter à cirurgia de membrana epirretiniana, somente se a sua visão apresentar embaçamento visual progressivo, que torne sua qualidade de vida muito ruim.
Olá Leila, tudo bem?
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa tarde!
Paciente de 86 anos, que sofreu um processo de AVC leve e que perdeu a visão do olho direito, pode realizar a cirurgia vitrectomia pars plana por apresentar membrana epirretiniana em olho esquerdo?
Agradeço a ajuda.
Atenciosamente,
Juréia Ferreira
Olá Juréia, obrigado pelo contato!
Acredito que ela tenha uma idade muito avançada para a cirurgia de membrana epiretiniana. Associado a isto temos a lesão do campo visual que está prejudicando a sua visão. Enfim, teria que ser realizado um exame detalhado para avaliar os riscos e benefícios da cirurgia. Se for só a questão da idade, fazemos esta cirurgia em pacientes nesta faixa etária.
Atenciosamente,
Prof. Rony C. Preti
Bom
Obrigado!
Bom
Obrigado!
Corrigindo minha cirurgia burrraco de mácula com catarata foi realizada dia 26/11
Entendido!
Ola
Obrigado!
Após a primeira cirurgia de membrana epirretiniana, quando tempo depois ela pode reaparecer?? Grato!!
Olá Paulo, obrigado pelo contato!
Excelente a sua pergunta! Tendo sido a primeira cirurgia da membrana epiretiniana um sucesso, em média a recorrência é de 6 meses. Não é muito comum a recorrência da membrana epiretiniana e o melhor exame para diagnosticar é a tomografia de coerência óptica. Geralmente, o paciente relata que a visão começa a ficar “torta”novamente.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá muito obrigado
À disposição!
A retina ondulada fica normal com o tempo após cirurgião-dentista membrana epirretoniana?
Olá Maria, obrigado pelo contato!
A retina ondulada tende a ficar menos ondulada com o tempo e em alguns casos ela volta sim ao normal depois da cirurgia da membrana epiretiniana. Tudo vai depender da gravidade da membrana epiretiniana antes da cirurgia.
Atenciosamente,
Dr. Rony
Olá Doutor, tenho 25 anos e tenho retina atrofica com discreta membrana epirretiniana. No meu caso é recomendado a cirurgia? Só tenho no esse problema no olho esquerdo desenvolvido há cerca de 5 anos, e meu quadro não mudou desde então. A cirurgia é recomendada no meu caso?
Olá Edmilson, tudo bem?
Nem todo o caso de membrana epiretiniana precisa ser operado. Somente aqueles casos em que a retina está sendo muito machucada pela doença, o que é observado no exame de tomografia de coerência óptica. Para te responder com propriedade o seu caso, necessitaria de ver este exame. Mas, como está me relatando que o seu caso está estável, acredito que o acompanhamento possa ser a melhor conduta.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa tarde, estou com descolamento de retina e óleo a 1 ano e meio, devo voltar a operar por conseguencia dessa membrana que, segundo a médica, é quelóide e corro o risco dela puxar o centro da retina. Gostaria de saber se vale a pena deixar como está, só retirar o óleo ou prosseguir com todas as cirurgias e correr o risco de formar novas quelóides?
Olá Lucina, obrigado pelo contato!
Estes casos em que o olho apresenta óleo de silicone, as membranas epirretinianas são mesmo mais agressivas e meu conselho é remover esta membrana após a remoção do óleo de silicone, tudo na mesma cirurgia.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti.
Boa noite dr Roy
Fiz cirurgia de membrana epirretoniana 26/8 ocasionou burraco de mácula em 26/11 fiz cirurgia burraco macular e catarata coloquei lente , mas ainda não enxergo de longe visão ondulada,distorcia,não vejo rostos,letras estão tortas,tenho bastante dificuldade ainda pode melhorar a visão? Posso recuperar a visão faz 45 fias
Olá Maria, tudo bem? Obrigado pelo contato!
Pelo que entendi, o buraco de mácula foi uma complicação da cirurgia da membrana epiretiniana. Nestes casos, primeiro você precisa saber se o buraco macular fechou e depois pelo exame de OCT, que é a tomografia da retina, avaliar se a retina, na região de fechamento do buraco está distorcida. Isto pode justificar o que está sentindo. Olha, com o tempo, se o buraco macular fechou, a visão tende a melhorar progressivamente no decorrer dos meses.
Atenciosamente,